Leilões judiciais de imóveis: o que verificar antes de arrematar?

No leilão encontramos imóveis com diversas origens, entre elas os provenientes de processos judiciais. Antes de investir, é preciso entender as especificações dessa modalidade.

O que é leilão judicial?

Como o próprio nome sugere, esses leilões são derivados de processos judicias e tem o objetivo gerar receita para reparar valores originados de causas privadas, trabalhistas ou públicas. Portanto, o leiloeiro é nomeado para apregoar bens atrelados ao litígio.

Quais as vantagens do leilão judicial?

Nessa categoria é possível arrematar o imóvel em duas oportunidades: primeira praça e segunda praça, sendo a última oportuna para apregoar bens por cerca de 50% do valor de avaliação. É uma via eficaz, com excelente custo-benefício.

Antes de dar seu lance sempre verifique:

– O edital do leilão. Neste documento é possível encontrar todas condições do pregão e outras questões imprescindíveis, tais como débitos relacionados ao imóvel.

– Informações extras sobre o imóvel, principalmente se o imóvel está ocupado.

– As formas de pagamento. No leilão judicial é possível realizar o pagamento do imóvel em prestações. O código de processo civil permite que o arremate seja pago em parcelas, desde que haja um sinal de 25%.

Com tantas vantagens, é difícil não querer investir nesses leilões não é mesmo? Aproveite e acesse a nossa agenda de leilões e confira todos os imóveis disponíveis.

Arrematei um veículo média monta, quais são os próximos passos?

Ao acontecer um acidente de trânsito, os veículos envolvidos são avaliados por agentes de trânsito para ver suas condições. Essas condições são classificadas em pequena, média e grande monta. Neste artigo, iremos abordar o que é um veículo média monta e os passos para automóvel voltar a circulação.

 

O que é média monta?

Média monta se trata de veículos que tenham sofrido dano mecânico, estrutural ou peças externas. Ao ser classificado desta forma pelo agente de trânsito, durante o boletim de ocorrência, no sistema Detran constará o impedimento do veículo para circulação.

 

Prosseguimento para regularização do veículo

Ao adquirir um carro no leilão com a classificação média monta, é preciso realizar o desbloqueio do veículo junto ao órgão executivo de trânsito, isto é, o Detran. De acordo com parágrafo primeiro da portaria PRES-DETRAN-RJ N°2.798,

 

  • 1º – O veículo com dano de media monta só poderá retomar à circulação após a emissão do Certificado de Segurança Veicular (CSV), expedido por Instituição Técnica de Engenharia (ITE) credenciada pelo Instituto Nacional de Metrologia, Normatização e Qualidade Industrial (Inmetro) e homologada pelo Denatran.

 

Sendo assim, a partir desse documento CSV, é que o veículo está apto a circular normalmente nas ruas. O arrematante com documentos em mãos pode reparar o veículo para uso próprio ou revender, mas claro atentando-se à documentação do veículo.

Vale lembrar que o reparo do veículo média monta está a critério do arrematante. Em outras palavras, ao adquirir veículo, todo reparo está com ela. Por isso, é muito importante a visitação e checagem durante ela. Aqui no Rogério Menezes temos visitação que acontecem antes do leilão de 8h às 14h, segunda, quarta e quinta. Assim, fica mais fácil de arrematar automóvel média monta sem surpresas.