Quando atingimos uma certa idade, nós tiramos o RG (Registro Geral). Nesse tipo de documento, conhecido como documento mãe, temos toda informação como nome, data de nascimento e mais. Como se pode perceber, todos nossos dados estão nesse registro. Assim como RG, o RENAVAM funciona da mesma forma só que ele está relacionado ao Veículo.
O RENAVAM nada mais é que o registro nacional de veículos autoamores. Nele há informações sobre características físicas do veículo como placa, cor e outros, além do nome do proprietário. Além disso, no RENAVAM temos o código, cabendo aqui ressaltar que código do Renavam é diferente do Renavam em sim. Enquanto que um se trata de um documento, o código do Ranavam é o número que facilita o encontro de informações como multa, débitos pendentes do IPVA e CRV, além de também conter ano, chassi, modelo, etc..
Sua importância
É super útil o Renavam porque é por meio dele que pessoas, quando vão adquirir um veículo seminovo, comprar um carro usado; veem débitos pendentes. Afinal, é sempre necessário sabermos procedência do veículo para não gerar futuras dores de cabeça. Já pensou comprar um carro e depois saber que há inúmeras multas? Nada bom, por isso o Renavam ajuda.
Sobre o código do Renavam
Deve-se ter em mente que código do Renavam é único, isto é, ele não muda, mesmo havendo troca de proprietários do veículo. O veículo ao sair da fábrica já recebe o chassi, logo esse é primeiro registro no Renavam.
Dica de ouro
Para concluir este artigo, separamos nesta etapa como realizar o Nada Consta do Veículo.