Perfis de arrematante: qual é o seu?

O mercado de veículos usados e seminovos vem apresentando um aquecimento gradual, porém significativo. Os números do relatório mensal de março da FENAUTO (Federação dos Revendedores de Veículos Usados) mostram que, nos dois primeiros meses de 2023, foram mais de 2 milhões de unidades comercializadas no Brasil, com um aumento de 22,2% em relação ao mesmo período do ano passado (2022).

Com a interrupção da produção nacional de várias montadoras, os preços de carros 0km aumentaram e a procura por veículos seminovos e usados, consequentemente, aumentou. Consequentemente, também aumentou a procura por leilões confiáveis e renomados, por conta da facilidade de participação e outros benefícios. Mas quem são essas pessoas que buscam no leilão uma forma mais simples e vantajosa de adquirir um veículo? Tudo depende, principalmente, dos objetivos e necessidades de cada pessoa.

TIPOS DE ARREMATANTE

Pessoas físicas

Dentro da categoria de pessoas físicas, isto é, indivíduos que buscam adquirir um veículo, se desdobram subcategorias:

– Trabalho: são os arrematantes que buscam um veículo para trabalhar, por exemplo, carros e motos para trabalhar com aplicativos de entrega e transporte de pessoas, veículos utilitários para os mais diversos objetivos profissionais (frete, entregas, serviços rurais etc), caminhões e veículos pesados (máquinas agrícolas, tratores etc).

– Lazer: são as pessoas, inclusive famílias, que buscam um veículo para fins de lazer e passeio. São pessoas que costumam preferir os veículos provenientes de Bancos, pois estão menos avariados e quase sempre demandam muito pouco ou nada para circularem rapidamente.

– Revenda: um tipo bem comum de arrematante é a pessoa que arremata, mas não para si mesma. Esta subcategoria se transformou num verdadeiro nicho de produção de conteúdo e até mesmo uma profissão: são os consultores e revendedores profissionais de veículos de leilão, que estudam o mercado de leilões com afinco para fazer os melhores negócios e revender os veículos no mercado de usados convencional.

– Colecionadores: para os que acompanham frequentemente o mercado de leilões, podem aparecer oportunidades únicas de adquirir veículos específicos, e até raros, por preços bem convidativos.

Pessoas jurídicas:

– Peças e componentes: empresas de autopeças e oficinas mecânicas são alguns dos perfis de arrematantes mais comuns, principalmente nos leilões de Seguradoras, arrematando inclusive sucatas para aproveitar peças e componentes inteiros.

– Revenda: novamente, os arrematantes desta categoria normalmente são oficinas mecânicas que fazem todos os reparos necessários, recauchutam o veículo e o colocam à venda novamente de maneira ainda mais facilitada.

– Frotas: para algumas empresas, veículos e utilitários com baixa quilometragem e montas menores podem ser interessantes para compor frotas.

– Maquinários: empresas que utilizam certos tipos de máquinas e veículos pesados, como tratores, escavadeiras etc, podem encontrar equipamentos úteis em leilão.