Perca de vez o medo de participar de um leilão!
Se você está lendo este post, é porque tem interesse de participar de leilões, mas talvez nunca tenha participado até hoje por falta de conhecimento, oportunidade ou medo. Apesar de ser um modelo de vendas estável e bem consolidado no Brasil, sendo praticado há quase 9 décadas, muita gente ainda teme participar.
“Carro de leilão é furada”
Apesar de muito dita por aí, essa frase normalmente é dita por pessoas que se arrependeram de comprar um veículo em leilão. A verdadeira questão por trás dessa frase é que, como qualquer negócio, o leilão apresenta todo tipo de oportunidade. Por isso, o ideal é que os iniciantes estudem muito bem o mercado e saibam com muita certeza o quê estão buscando e tenham em mente com muita clareza os seus objetivos com o veículo que estão buscando. Por exemplo, não adianta olhar apenas o preço, é importante analisar todos os detalhes.
“Leilão só tem sucata e carro detonado”
Outra frase muito comum de ser ouvir acerca de leilões e que não poderia estar mais longe da verdade. Tem de tudo no leilão! Desde veículos praticamente 0km até sucatas, sim. Sendo assim, a palavra-chave para desmitificar essa ideia de que leilão só tem carro detonado é “PESQUISAR“. Afinal de contas, a sucata pode não ser útil para você, mas pode ser a oportunidade ideal para quem trabalha com peças, por exemplo.
“Carro de leilão não faz seguro”
Um dos maiores mitos é o de que seguradoras não fazem seguro para veículos com passagem por leilão. Na verdade, tudo depende da seguradora e do veículo. Sempre faça pesquisa antes de fechar qualquer seguro, olhando bem todas as cláusulas das apólices oferecidas e escolha a melhor para você.
“Carro de leilão não tem boa revenda”
Para quem busca fazer dinheiro com veículos de leilão, o maior medo é o do prejuízo com um carro que fica parado sem chegar ao consumidor final. Ainda existem muitas ideias errôneas que se consolidaram tão firme no imaginário coletivo, como a de que carro de leilão, obrigatoriamente, sofre desvalorização de 30% ou não consegue seguro. O fato é que essas ideias só existem ainda porque são tão repetidas que as pessoas acabam tomando com verdade absoluta. Mas tudo no mercado é definido pela oferta, demanda e pela busca do mercado certo. Nesse caso, não existe caminho fácil ou 100% certo a se seguir. O ideal continua sendo a pesquisa contínua e muito estudo de mercado e comportamento do consumidor da sua cidade e região, pois praticamente tudo depende desses fatores para garantir mais chances de sucesso e lucro no final.
“Tá muito caro participar de leilão”
A palavra-chave aqui é “GARIMPAR“. Todos os dias, são leiloados centenas de veículos no Brasil, de todas as categorias, procedências e estados de conservação. Em suma, todos os dias são leiloados veículos com todos os tipos de preço. No entanto, leilão não tem preço fixo e essa dinâmica, naturalmente, varia. Quem realmente entende de leilão compreende essa flutuação de valores e oportunidades e sabe definir muito bem a linha entre o bom negócio e a cilada. E nesse caso, não tem muito jeito a não ser ganhar experiência e conhecer muito bem a dinâmica da disputa. Com o tempo e o conhecimento do mercado do momento, é possível saber quais veículos costumam ter mais ou menos disputa e, dessa forma, traçar a melhor estratégia para garantir um bom arremate.
“Leilão não é seguro”
Com a popularização dos leilões online, mais uma modalidade de golpe surgiu: a dos leilões falsos. Infelizmente, o que não faltam são tentativas de estelionato: sites falsos, perfis falsos nas redes sociais, pessoas se passando por funcionário de leilão… Naturalmente, isso contribui para aumentar o medo de quem é iniciante ou não entende muito bem de leilão. Porém, é fácil identificar o golpe:
- Sites falsos SEMPRE terminam em .org/br, .net, .com – já os sites verdadeiros SEMPRE terminam em .com.br
- Nunca faça pagamentos para CNPJs e CPFs de terceiros! Se você está participando do leilão do Rogério Menezes, por exemplo, APENAS Rogério Menezes pode receber seu pagamento.
- Sempre vá na visitação ver o veículo do seu interesse.
- Desconfie de preços muito atraentes e abaixo do praticado no mercado.
- Preste atenção nas fotos e vídeos enviados!