Leilão é muito difícil?

Muitas pessoas acham que adquirir um veículo em leilão é muito difícil. Essa ideia geralmente vem da falta de informação adequada sobre o tema. No entanto, muitas vezes, arrematar em um leilão pode ser até mais fácil do que financiar um veículo.

No Leiloeiro Rogério Menezes, existem duas formas de participação: presencial e online. O modo online pode ser mais complicado para quem nunca participou de um leilão, pois é necessário um cadastro prévio com o envio da documentação para aprovação, o que pode tornar o processo mais demorado.

Já no modo presencial, não é necessário cadastro antecipado. Além disso, é possível participar da visitação, que acontece toda segunda, quarta e quinta-feira, das 8h às 14h, sempre antes do início do pregão, o que ajuda a esclarecer dúvidas. Basta escolher o lote desejado e aguardar o início do leilão para dar o seu lance. O cadastro presencial é feito logo após o arremate. Essa modalidade permite verificar de perto o estado real do lote e torna o processo de arremate mais simples.

Participar presencialmente também é uma forma de se proteger contra golpes. Pessoas iniciantes em leilões costumam ser alvos mais fáceis para golpistas justamente pela falta de informação. Assim, você pode ver o lote desejado de perto e assistir o próprio leiloeiro falando, algo que nenhum golpista consegue fraudar.

Conquistar o seu veículo dos sonhos é mais fácil do que você pensa. Venha nos visitar pessoalmente no nosso pátio, localizado na Avenida Brasil, 51.467, Campo Grande. Sem dúvidas, o seu arremate será certeiro!

Por Ana Carolina Braga

Golpe do leilão: como reaver seu prejuízo

Na internet, já se sabe que todo cuidado é pouco quando se trata de qualquer tipo de compra. Com veículos, a situação é ainda mais delicada, pois nunca é um valor insignificante, com prejuízos que chegam à casa da centenas de milhares de reais. Com a proliferação de sites clonados e perfis falsos divulgando leilões de veículos, fica praticamente impossível passar pelo Facebook, Instagram ou TikTok sem receber um anúncio de site falso.

Neste post, vamos relembrar os principais sinais do golpe e como reaver o prejuízo em caso de perceber a furada tarde demais.

É golpe? Identifique os sinais:

NO SITE – preste sempre atenção no link! Todos os sites falsos terminam em .com, .net ou .org; confira abaixo os sites falsos atualmente no ar utilizando o nome e a identidade visual do leiloeiro Rogério Menezes:

*OBS: pode ser que outros sites estejam no ar – caso veja algum que não esteja na lista, nos mande print pelo e-mail [email protected]

Nosso ÚNICO SITE OFICIAL É WWW.ROGERIOMENEZES.COM.BR

 

NA CONVERSA COM O GOLPISTA – caso tenha tido contato com os golpistas pelo WhatsApp ou e-mail, preste atenção nos DADOS DE PAGAMENTO. A tática mais usada é pressionar a vítima para que faça o pagamento o mais rápido possível, respondendo rápido e com promessas incríveis. Ao enviarem os dados de pagamento, preste atenção em UM DETALHE: O NOME DO TITULAR DA CONTA. 

COMO REAVER SEU PREJUÍZO?

  1. PROTOCOLO MED (APENAS SE VOCÊ PAGOU POR PIX) – Caso você tenha feito o pagamento via PIX, ligue imediatamente para o seu banco, informe que caiu no golpe do leilão falso e solicite a abertura de um protocolo MED (Mecanismo de Devolução Especial), uma ferramenta do Banco Central para auxiliar vítima de golpes que usam o PIX como transação. Após sua ação, o banco tem meia hora para contatar o banco do golpista, que precisa congelar o saldo da conta, caso haja. Ambos os bancos têm até 7 dias corridos para analisar o caso, investigando movimentações, dados do titular da conta, pagamentos e retiradas suspeitas. Caso seja comprovado o golpe, o valor precisa ser devolvido à vítima em até 96 horas.
  2. BOLETIM DE OCORRÊNCIA – Reúna todas as provas. Identifique o link do site falso, o nome do perfil falso, número usado no WhatsApp. Salve as conversas, documentos, fotos, vídeos, tudo que foi enviado pelos golpistas, incluindo os dados da conta e titular apresentados, mesmo que seja um CNPJ. Faça um boletim de ocorrência em uma delegacia de crimes virtuais (No Rio de Janeiro: Delegacia de crimes da Internet – Av. Dom Hélder Câmara, 2068 – Higienópolis, Rio de Janeiro – RJ, 21050-452 e Delegacia de Repressão aos Crimes de Informática – Av. Dom Hélder Câmara, 2066 – Manguinhos, Rio de Janeiro – RJ, 21050-455) ou pelo site da polícia civil do seu estado (para o Rio de Janeiro: https://delegaciaonline.pcivil.rj.gov.br/)
  3. PROCESSE O BANCO DO GOLPISTA – Caso tenha feito o pagamento por transferência bancária ou depósito direto na conta, o único modo de reaver o dinheiro é processando o banco em que o golpista abriu a conta. Busque auxílio jurídico especializado em golpes e estelionatos virtuais, forneça todas as provas ao seu advogado e entre com uma ação contra o banco em que você fez o pagamento. Já existe jurisprudência para o golpe do leilão falso e alguns processos já resultaram em causa ganha pelas vítimas, que conseguiram ser ressarcidas.