Mitos e Verdades sobre Leilão

Procurando seu primeiro carro, ou pensando em trocar aquele que já não te serve mais, mas não quer comprar em uma agência de automóveis por não saber a procedência do veículo? Uma boa saída é arrematar veículos em leilão, devido a transparência com a origem do veículo e a credibilidade do leiloeiro. Mesmo nos dias atuais, muitas pessoas têm medo de conquistar o seu bem por esse meio, devido a diversas informações difundidas ao tema, algumas delas sendo inverídicas, mas ainda sim acreditadas devido ao boca a boca popular. Sendo assim, separamos 3 mitos e 3 verdades para não haver mais dúvidas e ter mais confiança na hora de realizar um bom arremate.

 

MITOS:

  • Todos os carros que vão a leilão são sinistrados.

MITO, pois nos nossos leilões de bancos e financeiras, que acontecem toda quarta-feira, é possível encontrar diversos veículos que não possuem avarias. Alguns desses veículos se encontram em bom estado de conservação, sem a necessidade de reparos ou consertos no pós-arremate.

  • Todo pagamento em leilão é a vista.

Aqui no Rogério Menezes é possível pagar o lote arrematado de diversas formas. Caso não tenha todo o valor já em mãos, há a possibilidade de realizar o pagamento integral do lote parcelado no cartão de crédito com juros da maquininha.

  • Comprar em leilão é muito arriscado, é só para quem entende muito.

Só é arriscado arrematar em leilão se não seguir nossas dicas de visitação, como trazer um mecânico de sua confiança, ou participar sem ler o edital. Todos os leilões possuem um edital próprio, sendo uma leitura obrigatória a todos, mesmo para aqueles que já possuem experiência nesse ramo. Vir nas visitações, que acontecem toda segunda, quarta e quinta-feira, das 8h às 14h, assim como fazer uma pesquisa prévia sobre assunto e sempre ler o edital, são as melhores formas de arrematar um veículo com segurança.

 

 

VERDADES:

  • Posso arrematar um veículo mesmo sem ter CNH?

Qualquer pessoa maior de idade pode arrematar um veículo em leilão, mesmo sem possuir CNH. Para arrematar de modo presencial, é necessário apenas ter a documentação em mãos, sendo RG e comprovante de residência em nome do arrematante; já para casos de arremate online, é preciso ter cadastro aprovado no nosso site.

  • O edital é o documento mais importante do leilão.

Conforme já mencionado, a leitura do edital é uma das coisas mais importantes a se fazer antes de arrematar um bem, sendo obrigatória a leitura completa do edital. Nele estão todas as formas de pagamento, retirada do veículo, prazo para documentação, responsabilidades do arrematante, entre outras coisas.

  • Posso arrematar um veículo de modo online?

Isso é possível graças a tecnologia de hoje em dia, que deixou os processos mais fácies e acessíveis, que antes não eram possíveis devido à distância ou falta de tempo. É só fazer um cadastro no nosso site www.rogeriomenezes.com.br para, assim, poder dar lances independentemente de onde esteja.

 

 

Arrematar um veículo em leilão é mais simples do que se imagina. A maior dica é: venha na visitação, conheça o nosso pátio e assista ao pregão ao vivo, isso também ajuda a não ter dúvidas. Ficamos localizados na Av. Brasil 51.467 – Campo Grande – Rio de Janeiro. Vem pro leilão!

 

Por Ana Carolina Braga

É GOLPE? Saiba quais cuidados tomar com o Golpe do Leilão Falso

Entrou no “site do Rogério Menezes”? Tem certeza? A coisa mais fácil do mundo, na internet, é pegar um nome, uma logo e criar um site. Com o avanço da Inteligência Artificial, é possível clonar um site em minutos. O custo de cair no golpe do leilão falso não é apenas o prejuízo financeiro, mas também o mental e até físico! Confira a lista dos principais cuidados para evitar cair no golpe do leilão falso e como reconhecer os sinais.

  1. LINK DO SITE
  2. FOTOS DOS VEÍCULOS
  3. CONVERSA NO WHATSAPP
  4. DADOS DE PAGAMENTO
  5. BENEFÍCIOS E VALORES

1 – LINK DO SITE

Os sites falsos no ar, atualmente, são:

  • www.rogeriomenezeslances.com
  • www.rogeriomenezeseventosbr.com
  • https://rogeriomenezesleiloes.net/br/

O truque para identificar um site falso é sempre prestar atenção ao FINAL DO LINK! Qualquer um pode criar um site com o nome que quiser, porém o final do link é a parte que não conseguem mudar. O ÚNICO SITE OFICIAL É www.rogeriomenezes.com.br! Todos os sites falsos terminam em (.com), (.net) ou (.com/br/). O site oficial terminam em (.com.br), indicando que foi registrado no Brasil, enquanto os sites falsos são registrados no exterior.

2 – FOTOS DOS VEÍCULOS

NO SITE FALSO, as fotos são retiradas de outros sites de leilão, principalmente da COPART, não tem nenhuma coesão visual e organização.

(EXEMPLO DE COMO OS VEÍCULOS APARECEM NO SITE FALSO)

 

NO SITE OFICIAL, as fotos são todas tiradas no mesmo local, mantendo uma organização visual e padronização, com a logo do Rogério Menezes no fundo de todas as imagens.

(EXEMPLO DE COMO OS VEÍCULOS APARECEM NO SITE OFICIAL)

 

3 – CONVERSAS NO WHATSAPP

Todos os sites falsos possuem um botão que redireciona a conversa para o WhatsApp, onde um membro da quadrilha conversa com a vítima como se fosse um funcionário ou vendedor. É essa pessoa que faz negociação, cobra documentos assinados, fotos de documentos pessoais e “confirma” o arremate. Tudo é feito para passar o máximo de credibilidade possível, porém NÃO EXISTE LEILÃO PELO WHATSAPP!

 

4 – DADOS DE PAGAMENTO

É na hora de fazer o pagamento que está o principal indicador do golpe. Sites, perfis nas redes sociais, conversas no WhatsApp, fotos, vídeos… tudo isso pode ser facilmente fraudado por qualquer pessoa na internet. No entanto, na hora do pagamento, é impossível fraudar o nome e o CPF do leiloeiro Rogério Menezes, ÚNICO AUTORIZADO A RECEBER PAGAMENTOS. Por isso, os golpistas mascaram os dados no termo falso de arrematação, colocando o nome do leiloeiro junto ao CPF de uma outra pessoa, para enganar as vítimas com pressa de pagar que não prestam atenção para quem estão fazendo o pagamento.

Exemplo de um termo de arremate FALSO usando uma pessoa de nome Juliana e um CNPJ como favorecida.

Exemplo de como é um e-mail de cobrança VERDADEIRO do leiloeiro Rogério Menezes, contendo seu nome completo e CPF, pessoal e impossível de fraudar, como favorecido.

 

5 – BENEFÍCIOS E VALORES

Existe um ditado popular muito famoso no Brasil que diz “quando a esmola é muito grande, o santo desconfia!”. Isso significa que devemos sempre desconfiar de coisas muito baratas, muito fáceis ou, literalmente, boas demais para serem verdadeiras. Nos golpes de leilão, a premissa é a mesma do ditado: os estelionatários querem que a vítima pague o mais rápido possível, sem pensar muito nem pesquisar bem. Por isso, atraem os olhares com valores muito atrativos, muito abaixo do praticado no mercado e com vários benefícios e facilitações, como entrada, parcelamento em até 80 vezes sem juros… Tudo para enganar e levar a vítima ao erro.

 

A DICA DE OURO É: NUNCA PARTICIPE DE UM LEILÃO SEM CONHECER O LEILÃO PRESENCIAL!

Se é a sua primeira vez participando de leilão, vá ao leilão presencial, mesmo sem intenção de arrematar na primeira vez. É a forma mais segura de conhecer a dinâmica, entender como tudo funciona na prática, tirar todas as dúvidas e, principalmente, VER OS VEÍCULOS E O LEILOEIRO! Lembrem-se: leilão acontece ao vivo, em tempo real, e com mediação do leiloeiro. Não confie em tudo que está na internet.

 

LEILÃO DE BANCOS X SEGURADORAS – QUAL A DIFERENÇA?

Você que ainda está aprendendo sobre o mundo dos leilões, já deve ter se perguntado: Qual a diferença de um leilão de bancos para um leilão de seguradoras? A diferença é simples.

 

LEILÃO DE BANCOS E FINANCEIRAS:

Leilões cujos veículos são retomados devido à falta de pagamento do financiamento. Os bancos ou financeiras de origem retomam o veículo do dono anterior pela inadimplência. Por serem recuperados de financiamentos, nesses leilões é possível encontrar veículos de diversos portes e modelos, com diferentes quilometragens, e ainda encontrar veículos em bom estado de conservação, com pouca ou nenhuma avaria, não impedindo o seu funcionamento. Aqui no Leiloeiro Rogério Menezes, você pode arrematar um veículo de bancos e financeiras sem preocupação, pois as parcelas do financiamento não quitadas não são responsabilidade do arrematante.

 

LEILÃO DE SEGURADORAS:

Já nos leilões de seguradoras encontram-se veículos recuperados de sinistro, que sofreram alguma avaria, tanto pequenas quanto sucatas. Esses veículos vão a leilão devido a algum acidente, em que a seguradora indenizou o dono anterior. O nível dos danos sofridos pelo veículo é que serve de base para a classificação de “MONTA” dada na perícia após a ocorrência do acidente:

Pequena monta: danos pequenos que não afetaram a estrutura do veículo, sendo de mais fácil conserto. Esse tipo de monta não consta na documentação do veículo.

Média monta: avarias que afetaram a estrutura do veículo, porém ainda possível de ser reparado. Um veículo sinistrado de média monta possui esse registro na sua documentação. É necessário realizar o conserto do veículo e, após isso, emitir o laudo CSV de veículo sinistrado e regularizar junto ao DETRAN, para assim o veículo poder voltar a circular.

Grande monta ou Sucata: são veículos que sofreram danos irreversíveis na estrutura, em que não é mais possível o seu conserto. Sendo assim, somente empresas de desmonte podem arrematar esses veículos para o fim de desmanche e comércio de peças, já que não possuem chassi e nem documentação, não sendo permitido mais a sua circulação.

 

No leilão de seguradoras também é possível encontrar veículos com pequenas avarias e de fácil conserto, até mesmo veículos 0km, que sofreram danos no caminhão cegonha durante o transporte da montadora até a concessionária. É uma ótima oportunidade de conquistar veículos 0km por um preço mais acessível.

 

CONCLUSÃO:

A diferença principal dos leilões de bancos e de seguradoras é a origem dos veículos. Bancos e Financeiras = veículos recuperados de financiamentos devido a inadimplência; Seguradoras = veículos que sofreram algum tipo de sinistro (batida, colisão, alagamento, incêndio, roubo/furto etc).

Para todos os casos, o ideal é visitar o pátio para verificar o real estado do veículo antes de realizar o seu lance, garantindo um arremate mais seguro. Os dias de visitação são:

Toda segunda, quarta e quinta-feira; das 8h às 14h, sempre antes de cada pregão.

 

Por Ana Carolina Braga

Revisão: Clarissa Ferreira

Quais são os setores de um leilão?

A jornada de um veículo no leilão começa na sua procedência. Em geral, os veículos leiloados têm três principais origens:

  • Seguradoras: veículos que sofreram algum sinistro (colisões, roubo, furto etc.);

  • Bancos e financeiras: veículos retomados por falta de pagamento de um financiamento;

  • Empresas em renovação de frota: como locadoras e transportadoras.

Até o momento do pregão — quando o leiloeiro bate o martelo e confirma o arremate — vários setores atuam para que tudo seja feito conforme a legislação e com a melhor qualidade possível. Conheça cada um deles:


🔄 Remoção

Responsável pela logística e transporte dos veículos desde seus locais de origem (garagens, oficinas, pátios) até o pátio do leiloeiro. Envolve também o controle de entrada, conferência, armazenamento e contagem dos veículos.


🔍 Vistoria

Cuida da checagem superficial dos veículos. São verificados itens como chassi, lataria, motor, etiquetas, numeração e partes elétricas.

Importante: a vistoria não inclui diagnóstico mecânico, identificação de peças faltantes nem classificação de monta — esses itens não são de responsabilidade do leiloeiro.


⚙️ Operacional

É o maior setor do pátio. Responsável por limpeza, higienização, testes de funcionamento e preparação dos veículos para visitação e leilão. Também organiza a disposição dos lotes no pátio.


🔨 Leilão

Coordena todas as etapas do evento: conferência da lista de veículos, loteamento, abertura dos lances no site e condução do pregão. Também elabora relatórios e planilhas de controle de cada lote leiloado.


🏗️ Patrimonial

Zela pela infraestrutura do pátio, auditório e escritórios. Garante o funcionamento dos equipamentos e a qualidade do ambiente para a equipe, o leiloeiro e o público durante os leilões.


🙋‍♀️ Atendimento

É a porta de entrada para arrematantes, visitantes e prestadores de serviço. A equipe auxilia com dúvidas, liberações de cadastro no site e retirada dos veículos após o pagamento.


📢 Comunicação

Responsável por divulgar os leilões e os veículos disponíveis. Produz conteúdo informativo, educativo e atrativo, alinhado com as tendências e com o objetivo de engajar o público.


💰 Financeiro

Cuida do envio das confirmações de arremate, orientações de pagamento, além de verificar os comprovantes para liberar a retirada do lote.


📄 Documentação

Um dos setores mais cruciais. Responsável por fazer a ponte entre comitentes (bancos, seguradoras) e despachantes nos trâmites de emissão e liberação dos documentos dos veículos, garantindo o andamento e entrega de documentos oficiais, como o ATPV-e.