LEILÃO DE BANCOS X SEGURADORAS – QUAL A DIFERENÇA?

Você que ainda está aprendendo sobre o mundo dos leilões, já deve ter se perguntado: Qual a diferença de um leilão de bancos para um leilão de seguradoras? A diferença é simples.

 

LEILÃO DE BANCOS E FINANCEIRAS:

Leilões cujos veículos são retomados devido à falta de pagamento do financiamento. Os bancos ou financeiras de origem retomam o veículo do dono anterior pela inadimplência. Por serem recuperados de financiamentos, nesses leilões é possível encontrar veículos de diversos portes e modelos, com diferentes quilometragens, e ainda encontrar veículos em bom estado de conservação, com pouca ou nenhuma avaria, não impedindo o seu funcionamento. Aqui no Leiloeiro Rogério Menezes, você pode arrematar um veículo de bancos e financeiras sem preocupação, pois as parcelas do financiamento não quitadas não são responsabilidade do arrematante.

 

LEILÃO DE SEGURADORAS:

Já nos leilões de seguradoras encontram-se veículos recuperados de sinistro, que sofreram alguma avaria, tanto pequenas quanto sucatas. Esses veículos vão a leilão devido a algum acidente, em que a seguradora indenizou o dono anterior. O nível dos danos sofridos pelo veículo é que serve de base para a classificação de “MONTA” dada na perícia após a ocorrência do acidente:

Pequena monta: danos pequenos que não afetaram a estrutura do veículo, sendo de mais fácil conserto. Esse tipo de monta não consta na documentação do veículo.

Média monta: avarias que afetaram a estrutura do veículo, porém ainda possível de ser reparado. Um veículo sinistrado de média monta possui esse registro na sua documentação. É necessário realizar o conserto do veículo e, após isso, emitir o laudo CSV de veículo sinistrado e regularizar junto ao DETRAN, para assim o veículo poder voltar a circular.

Grande monta ou Sucata: são veículos que sofreram danos irreversíveis na estrutura, em que não é mais possível o seu conserto. Sendo assim, somente empresas de desmonte podem arrematar esses veículos para o fim de desmanche e comércio de peças, já que não possuem chassi e nem documentação, não sendo permitido mais a sua circulação.

 

No leilão de seguradoras também é possível encontrar veículos com pequenas avarias e de fácil conserto, até mesmo veículos 0km, que sofreram danos no caminhão cegonha durante o transporte da montadora até a concessionária. É uma ótima oportunidade de conquistar veículos 0km por um preço mais acessível.

 

CONCLUSÃO:

A diferença principal dos leilões de bancos e de seguradoras é a origem dos veículos. Bancos e Financeiras = veículos recuperados de financiamentos devido a inadimplência; Seguradoras = veículos que sofreram algum tipo de sinistro (batida, colisão, alagamento, incêndio, roubo/furto etc).

Para todos os casos, o ideal é visitar o pátio para verificar o real estado do veículo antes de realizar o seu lance, garantindo um arremate mais seguro. Os dias de visitação são:

Toda segunda, quarta e quinta-feira; das 8h às 14h, sempre antes de cada pregão.

 

Por Ana Carolina Braga

Revisão: Clarissa Ferreira

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *