É GOLPE? Saiba quais cuidados tomar com o Golpe do Leilão Falso

Entrou no “site do Rogério Menezes”? Tem certeza? A coisa mais fácil do mundo, na internet, é pegar um nome, uma logo e criar um site. Com o avanço da Inteligência Artificial, é possível clonar um site em minutos. O custo de cair no golpe do leilão falso não é apenas o prejuízo financeiro, mas também o mental e até físico! Confira a lista dos principais cuidados para evitar cair no golpe do leilão falso e como reconhecer os sinais.

  1. LINK DO SITE
  2. FOTOS DOS VEÍCULOS
  3. CONVERSA NO WHATSAPP
  4. DADOS DE PAGAMENTO
  5. BENEFÍCIOS E VALORES

1 – LINK DO SITE

Os sites falsos no ar, atualmente, são:

  • www.rogeriomenezeslances.com
  • www.rogeriomenezeseventosbr.com
  • https://rogeriomenezesleiloes.net/br/

O truque para identificar um site falso é sempre prestar atenção ao FINAL DO LINK! Qualquer um pode criar um site com o nome que quiser, porém o final do link é a parte que não conseguem mudar. O ÚNICO SITE OFICIAL É www.rogeriomenezes.com.br! Todos os sites falsos terminam em (.com), (.net) ou (.com/br/). O site oficial terminam em (.com.br), indicando que foi registrado no Brasil, enquanto os sites falsos são registrados no exterior.

2 – FOTOS DOS VEÍCULOS

NO SITE FALSO, as fotos são retiradas de outros sites de leilão, principalmente da COPART, não tem nenhuma coesão visual e organização.

(EXEMPLO DE COMO OS VEÍCULOS APARECEM NO SITE FALSO)

 

NO SITE OFICIAL, as fotos são todas tiradas no mesmo local, mantendo uma organização visual e padronização, com a logo do Rogério Menezes no fundo de todas as imagens.

(EXEMPLO DE COMO OS VEÍCULOS APARECEM NO SITE OFICIAL)

 

3 – CONVERSAS NO WHATSAPP

Todos os sites falsos possuem um botão que redireciona a conversa para o WhatsApp, onde um membro da quadrilha conversa com a vítima como se fosse um funcionário ou vendedor. É essa pessoa que faz negociação, cobra documentos assinados, fotos de documentos pessoais e “confirma” o arremate. Tudo é feito para passar o máximo de credibilidade possível, porém NÃO EXISTE LEILÃO PELO WHATSAPP!

 

4 – DADOS DE PAGAMENTO

É na hora de fazer o pagamento que está o principal indicador do golpe. Sites, perfis nas redes sociais, conversas no WhatsApp, fotos, vídeos… tudo isso pode ser facilmente fraudado por qualquer pessoa na internet. No entanto, na hora do pagamento, é impossível fraudar o nome e o CPF do leiloeiro Rogério Menezes, ÚNICO AUTORIZADO A RECEBER PAGAMENTOS. Por isso, os golpistas mascaram os dados no termo falso de arrematação, colocando o nome do leiloeiro junto ao CPF de uma outra pessoa, para enganar as vítimas com pressa de pagar que não prestam atenção para quem estão fazendo o pagamento.

Exemplo de um termo de arremate FALSO usando uma pessoa de nome Juliana e um CNPJ como favorecida.

Exemplo de como é um e-mail de cobrança VERDADEIRO do leiloeiro Rogério Menezes, contendo seu nome completo e CPF, pessoal e impossível de fraudar, como favorecido.

 

5 – BENEFÍCIOS E VALORES

Existe um ditado popular muito famoso no Brasil que diz “quando a esmola é muito grande, o santo desconfia!”. Isso significa que devemos sempre desconfiar de coisas muito baratas, muito fáceis ou, literalmente, boas demais para serem verdadeiras. Nos golpes de leilão, a premissa é a mesma do ditado: os estelionatários querem que a vítima pague o mais rápido possível, sem pensar muito nem pesquisar bem. Por isso, atraem os olhares com valores muito atrativos, muito abaixo do praticado no mercado e com vários benefícios e facilitações, como entrada, parcelamento em até 80 vezes sem juros… Tudo para enganar e levar a vítima ao erro.

 

A DICA DE OURO É: NUNCA PARTICIPE DE UM LEILÃO SEM CONHECER O LEILÃO PRESENCIAL!

Se é a sua primeira vez participando de leilão, vá ao leilão presencial, mesmo sem intenção de arrematar na primeira vez. É a forma mais segura de conhecer a dinâmica, entender como tudo funciona na prática, tirar todas as dúvidas e, principalmente, VER OS VEÍCULOS E O LEILOEIRO! Lembrem-se: leilão acontece ao vivo, em tempo real, e com mediação do leiloeiro. Não confie em tudo que está na internet.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *