Inteligência Artificial e Leilão: ficção ou realidade?

Que a Inteligência Artificial, ou IA, já é uma realidade, todo mundo sabe. Aos poucos, a IA vai se fazendo cada vez mais presente nas nossas vidas, processos de trabalho e consumo. Podemos até não perceber, mas é a IA quem está começando a ditar os novos rumos, tendências e modos de viver e consumir. Os poderosos algoritmos treinados e programados estão em aplicativos, sites, plataformas, redes sociais, aparelhos, mecanismos de busca e bancos de dados, se alimentando e aprendendo com os bilhões de bits de informação que circulam pela internet a cada segundo.
Vários segmentos de mercado estão absorvendo os impactos da IA e aplicando-a em suas rotinas de trabalho, alguns mais naturalmente e outros precisando se adaptar bastante a essa inovação.

Como a IA pode melhorar os leilões de veículos?

PREVENÇÃO DE GOLPES

Um dos maiores desafios de todos os leilões e leiloeiros do Brasil são os sites falsos e o golpe do Leilão Falso (já falamos dele aqui!). Os criminosos atualmente se infiltraram nas redes sociais, disparando em massa anúncios impulsionados e patrocinados para alcançarem dezenas de milhares de possíveis vítimas. Com o uso da IA, os arrematantes podem consultar rápida e facilmente se o site que estão acessando é falso ou oficial, com uma análise simples da data de criação do site, em que país está registrado, qualidade e procedência das imagens e textos, design e recursos. Tudo isso, em segundos, pode ser escaneado por uma IA, que apresenta as características suspeitas para o usuário.

ANÁLISE E APROVAÇÃO DE CADASTROS

Para participar de leilões online, os arrematantes precisam se cadastrar no site oficial do leiloeiro (www.rogeriomenezes.com.br), anexar seus documentos e passar por uma análise, para verificar se está tudo enviado corretamente. Com o uso da IA, as análises e aprovações seriam automatizadas, agilizadas e aperfeiçoadas, podendo até mesmo incluir um sistema de feedback e instrução para os casos de documentos incorretos, ilegíveis ou divergentes.

ANÁLISE DE RISCO

Apesar de público, o leilão é um evento que se baseia em uma relação entre três sujeitos: o arrematante, que é a pessoa interessada no veículo; o leiloeiro, que é o intermediário autorizado a mediar a compra e venda dos veículos; e o comitente, que são os bancos, seguradoras, empresas de frota e demais instituições proprietárias de veículos. Em termos simples, é uma dinâmica de compra e venda de itens valiosos, o que pode estar sujeito a análises de risco nos quesitos de segurança, transparência e confiabilidade dos usuários. Com a aplicação da IA, os padrões de consumo e compromisso financeiro são facilmente mapeados e apresentam resultados precisos, que ajudam na realização de uma análise de risco em larga escala e de forma rápida.

PUBLICIDADE DIRIGIDA E OBJETIVA

Muitas pessoas não conhecem o que é um leilão, nem sabem como funciona, mas estão interessadas no que o leilão tem a oferecer: as melhores oportunidades de negócio! A IA é uma ferramenta valiosíssima para construir campanhas sólidas, virais e informativas sobre leilão, elencando conteúdos, sugerindo pautas e entregando os materias de forma dirigida, portanto, mais objetiva.

AUTOMAÇÃO DE PROCESSOS DIGITAIS

Na preparação de um leilão, existe uma cadeia complexa, longa e detalhada de processos que vão desde a entrada dos veículos no pátio, até todo o manejo, higienização, vistoria, armanezamento e cuidados básicos de segurança e localização, para só então arrumá-los para o leilão propriamente dito. Esses inúmeros processos são, majoritariamente, físicos e realizados por humanos, então não há risco de substituição pela IA. Porém, a inserção e análise de dados como cadastros de veículos, checagem de status, armazenamento e busca de relatórios, enfim, todos os dados pertinentes para catalogar e acessar digitalmente os veículos podem ser otimizados com o uso de IA, acelerando e aperfeiçoando os processos.

 

 

 

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