5 dicas para identificar um leilão online confiável

A pandemia trouxe consigo a suspensão dos leilões presenciais, o que alavancou os leilões online. Essa transformação digital, entretanto, acarretou em um aumento dos leilões falsos.

Neste artigo, você vai encontrar 5 dicas para identificar um leilão online confiável.

1 – Verifique a hospedagem do site

Os sites de leilão online confiáveis terminam sempre com “.com.br” e são hospedados e registrados no Brasil. Os sites falsos não têm essa terminação, pois são hospedados fora do Brasil para dificultar a identificação dos responsáveis e não possuem o certificado de confiança visível no endereço da página.

2 – Solicite o edital do leilão

A regra é clara: sem edital, não tem leilão. Nesse documento, também conhecido como “catálogo”, constam a descrição dos bens, as condições de pagamento, a comissão do leiloeiro, entre outras informações relevantes. E o edital é obrigatório em qualquer leilão. Se o site do leilão online não disponibilizá-lo, desconfie!

3 – Procure saber se há visitação presencial

No leilão online confiável há possibilidade de o arrematante visitar os lotes e conferir suas condições antes de dar o lance. É importante que o site disponibilize um endereço físico para visita. Os leilões presenciais não estão ocorrendo, mas as visitações estão!

4 – Verifique as condições de pagamento

No leilão confiável não existe venda direta. O pagamento é realizado após o arremate, mediante disputa no pregão do site oficial. Além disso, o pagamento é efetuado apenas na conta do Leiloeiro Oficial, nunca na conta de terceiros.

5 – Pesquise a credencial do Leiloeiro Oficial

Confira na Junta Comercial do estado do leiloeiro se o profissional está credenciado e qualificado para exercer a atividade. Verificar o registro do leiloeiro é essencial para preservar a segurança da arrematação.

Agora que você sabe o que um leilão online confiável precisa ter, já está preparado para fazer bons negócios. Aproveite e confira a nossa agenda de leilões aqui.

One thought to “5 dicas para identificar um leilão online confiável”

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *