Conheça a história do pioneiro Alfa Romeo 2300

“O importado fabricado no Brasil”. O slogan de lançamento do Alfa Romeo 2300 no país foi um marco histórico para a marca italiana. Um veículo jamais tinha sido produzido fora de sua terra natal, desde sua fundação, na cidade de Milão, em 1910. Mesmo nascendo na Itália, foi projetado para servir o mercado nacional. À princípio teria motor com quatro e seis cilindros, porém, com a crise de petróleo da década de 1970, a opção de quatro cilindros foi colocada em prática. 

Anteriormente, já havia tido um Alfa Romeo fabricado no Brasil, embora o nome do carro fosse outro, FNM 2000 JK. FNM era a Fábrica Nacional de Motores, empresa estatal com fábrica no distrito de Xerém, município de Duque de Caxias, no Rio de Janeiro. Fundada em 1942 para produzir motores aeronáuticos, com o fim da Segunda Guerra Mundial, a demanda despencou. Sem ter o que fazer, em 1951 a empresa passou a fabricar caminhões Alfa Romeo. Até que em 1960, sob licença, passou a produzir o Alfa Romeo 2000 sedã, batizado de FNM 2000 JK.

Em 1968, a FNM foi absorvida pela Alfa Romeo e em 1973 passou a ser controlada pela Fiat SpA. O projeto do Alfa Romeo 2300 já estava em andamento e foi lançado em 1974, tendo como proposta vir para disputar mercado com modelos de alto padrão, como o Dodge Dart e o Ford Galaxie. 

Agora imagina encontrar um modelo desse em perfeito estado 45 anos após seu lançamento. Já pensou?

 Fique por dentro dos nossos leilões na nossa página oficial.   

Fonte: Revista Carro

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *