Sites anunciando leilões falsos

Autores: Leticia Souza e Priscilla Franco

A chegada dos leilões on-line proporcionou mais praticidade e comodidade aos arrematantes na hora dos lances, mas também abriu portas para um novo golpe: o leilão falso. Isso vem impactando significativamente pessoas que precisam de veículo, seja para trabalhar como motorista de aplicativo ou conseguir tanto o primeiro carro para família.

Diariamente usuários são direcionados aos sites enganosos por meio de mecanismos de pesquisas, como o Google. Funciona assim, os golpistas pagam a plataforma para que seus anúncios do falso leilão apareçam sempre no topo e como artifício utilizam o nome de quem tem mais reputação a zelar, o leiloeiro.

Rogério Menezes Nunes é leiloeiro oficial há 32 anos, autorizado pela Junta Comercial do Estado do Rio de Janeiro (JUCERJA). É consagrado no mercado de leilões devido à sua forte estrutura e prestigio ímpar. Por ser um profissional renomado pessoas mal intencionadas aproveitam dessa credibilidade a fim de aplicar golpes do leilão falso. Somente no mês de maio de 2022, surgiram ao menos 3 sites falsos usufruindo do nome do leiloeiro Rogério.

O leiloeiro, por sua vez, tomou todas as medidas cabíveis para retirar as páginas falsas do ar. Informou a falsificação ao Google e não obteve resposta. Além disso, registrou boletim de ocorrência na delegacia, reforçou em seu site oficial e rede sociais a existência de fraude. Mesmo assim, ainda surgem mais e mais vítimas.

Quem é experiente na arrematação sabe de imediato as divergências nas produções das páginas da web. Os sites enganosos fornecem garantia sobre os veículos apregoados, de câmbio e motor, além de fornecer garantia de entrega a domicílio para endereço do arrematante.

Outro ponto que os golpistas oferecem é um preço incoerente com mercado, valores muito abaixo do considerado nas avaliações de leilões. Para sustentar legitimidade do golpe eles se intitulam “empresa” de leilões e são supostamente homologados pelo Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo.

Sendo assim, é importante estar sempre atento para não cair no golpe do falso leilão, principalmente ao realizar pagamentos. A atividade de leiloeiro oficial se destina a pessoa física, não empresa. Logo, os valores dos arremates não são depositados em CNPJ, também não há representante financeiro. Verificar o veículo pessoalmente antes de dar lances on-line é uma outra estratégia para conferir a veracidade do leilão. Em caso de fraude, sempre acione sua instituição bancária, a fim de reaver os valores transferidos, além de acionar a polícia e registrar boletim de ocorrência.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *