3 tendências e 3 desafios dos leilões de veículos em 2024

Em 2023, o mercado de leilões de veículos se firmou definitivamente na modalidade online e ampliou o acesso ao público interessado em adquirir veículos seminovos, usados e salvados com valores, em média, de 40 a 60% abaixo da FIPE. Para 2024, as principais tendências acompanham os rumos que o mercado automotivo em geral vem tomando no Brasil. Isso significa que algumas palavras-chave ficarão cada vez mais em voga nesse segmento – são elas:

  • TECNOLOGIA
  • SUSTENTABILIDADE
  • CONECTIVIDADE
  • INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL
  • SEGURANÇA

Dessa forma, destacamos 3 tendências e 3 desafios que o mercado de leilões de veículos terão ao longo de 2024.

TENDÊNCIAS

1) EQUILÍBRIO ENTRE LEILÕES PRESENCIAIS E ONLINE

Por mais que a modalidade online seja a preferida pelos arrematantes, a segurança e confiança que os leilões presenciais trazem ainda são imbatíveis na fórmula para um arremate de sucesso. Afinal de contas, comprar por foto ou vídeo pode ser bem capcioso e não há nada melhor que visitar o veículo, de preferência com um mecânico de confiança, para averiguar com calma todos os detalhes do veículo e levar isso em consideração antes de dar o lance.

2) MAIOR DIVERSIDADE DE VEÍCULOS

Uma das mais promissoras tendências do mercado automotivo brasileiro é a presença cada vez maior dos veículos elétricos nas ruas. Por ser uma categoria de veículos que ainda está em fase de penetração no mercado brasileiro, os consumidores naturalmente sentem uma certa desconfiança, porém os dados são bem explícitos: as vendas de veículos elétricos bateram recordes e o número de emplacamentos aumentou em 91% no ano de 2023. Por consequência, com mais pessoas financiando e/ou colocando esses veículos em seguradoras, é de se esperar que veremos mais desses veículos nos leilões, recuperados de financiamento e de seguradoras.

3) INOVAÇÃO NO LEILÃO

O consumidor brasileiro é culturalmente exigente. Por isso, o mercado de leilões deve seguir inovando para facilitar o acesso, a experiência e a segurança na participação dos leilões, tanto de forma presencial quanto na forma online. Cadastros mais simplificados, sites otimizados e responsivos, integração com redes sociais e canais de atendimento oficiais devem estar sempre funcionando com eficácia e acessibilidade para múltiplos perfis de usuários.

DESAFIOS

1) SEGURANÇA ANTI-GOLPES E FRAUDES

Não tem jeito: os golpes e fraudes seguem sendo o maior desafio e obstáculo na era digital, em todos os segmentos de mercado. No ramo dos leilões de veículos, proliferam os sites falsos e “leilões por WhatsApp”. Se valendo do desconhecimento de como funciona um leilão e da busca pela facilidade que o WhatsApp proporciona, quadrilhas especializadas se sofisticam criando uma rede “convincente” e multi-integrada, o que passa uma certa credibilidade para o consumidor desavisado. Com a dificuldade de derrubar perfis e sites falsos, criar um ambiente seguro é um dos maiores desafios dos leiloeiros.

2) MITOS ETERNOS

Como em todo segmento de mercado, os leilões têm os seus mitos e medos “eternos”, aqueles conceitos que são repetidos tantas vezes e por tantas pessoas que “viram verdade” e são praticamente impossíveis de desmitificar. Por exemplo: muitas pessoas repetem e colocam na cabeça que veículos de leilão são sempre batidos, detonados e sucateados, o que está bem longe da verdade. Outro mito é o de que leilão não vale a pena. Hoje em dia, existem muitos profissionais e influenciadores consolidados no ramo de leilões, com perfis e canais bastante ativos nas redes sociais, que prestam serviços de consultoria, cursos e dão dicas de como fazer bons arremates (para quem busca um veículo para uso pessoal) e até mesmo viver de leilão (para quem deseja se aprofundar e trabalhar no ramo).

3) DEMOCRATIZAÇÃO DO ACESSO

Outro grande desafio para os leiloeiros é democratizar o acesso aos leilões, ou seja, criar ambientes digitais educativos, informativos e seguros: sites com design responsivo, adaptáveis para vários tamanhos de tela, transmissão dos leilões ao vivo, cadastros simplificados, comunicação assertiva e eficiente, entre outras, são algumas das tarefas

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