Leilões judiciais e extrajudiciais: entenda as diferenças

 

Os leilões judiciais e extrajudiciais vêm conquistando cada vez mais espaço no coração e na cabeça dos brasileiros. Por meio deles, é possível encontrar imóveis, carros, produtos eletrônicos e até artigos para colecionadores. Mas qual é a diferença entre essas duas modalidades de leilão? Foi para responder a essa dúvida muito recorrente entre os iniciantes desse universo que preparamos o artigo abaixo. 

O que é leilão judicial?

Você sabe o que é um leilão judicial? E um extrajudicial? E a diferença entre ambos? Bem, se você não sabe, está no lugar certo! 

Um leilão judicial é responsável pela negociação pública de bens que ocorre por ordem da justiça e envolve obrigatoriamente um processo judicial. Resumindo, o leilão judicial acontece apenas quando o juiz leva o bem a leilão público, para que o valor arrecadado do item arrematado seja utilizado no pagamento da dívida do executado. 

O que é leilão extrajudicial?

Já no leilão extrajudicial não há interferência do judiciário no processo. Assim sendo, o bem não é posto em leilão compulsoriamente, e sim com base em contrato firmado com o proprietário. 

Qual é o melhor modelo de leilão?

Não existe um modelo ideal, pois as duas modalidades de leilão são formas seguras de investimento. Para selecionar a melhor opção, o comprador deve analisar detalhadamente os prós e os contras de cada modalidade

Dúvidas, sugestões e críticas: deixe seu comentário abaixo, ele é muito importante para nós. 

 

#Leilão #Leilõesjudiciais #processojudicial #vendapública #rogériomenezesleiloeiro

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *