Calor e carros: cuidados básicos

O Rio de Janeiro é chamado de Rio 40º não à toa. O verão na Cidade Maravilhosa, na Baixada Fluminense e na Região Metropolitana pode ser escaldante e as temperaturas frequentemente passam dos 35º, com sensações térmicas ainda maiores. Por isso, alguns cuidados básicos são fundamentais para que os veículos sofram o mínimo de dano possível.

 

  • Evite estacionar ao sol

Achar uma boa vaga no ambiente urbano pode ser um desafio e tanto, ainda mais as vagas à sombra. Ainda assim, vale a pena procurar um estacionamento coberto ou uma vaguinha que não deixe seu veículo tão exposto ao sol, principalmente se o carro for de cores escuras (preto, cinza, azul etc..), que absorvem mais os raios solares. Caso não seja possível, tenha sempre um protetor para que, pelo menos, o painel não fique superaquecido.

 

  • Cuide do sistema de arrefecimento

Não deixe de verificar constantemente o nível de fluidos do sistema de arrefecimento e também as mangueiras, para identificar se há algum vazamento. O sistema de arrefecimento é fundamental para o resfriamento do motor e, em dias de muito calor, ele precisa estar funcionando perfeitamente. Caso contrário, pode ocorrer superaquecimento do motor e derretimento de componentes, gerando grandes prejuízos.

 

  • Não lave seu carro embaixo do sol

Pode parecer que essa é a atitude mais lógica, porém lavar o carro embaixo de sol forte e temperaturas altas pode fazer com que a água evapore rápido demais e o sabão ou produto de limpeza seque sobre a carroceria, ocasionando manchas permanentes na pintura.

 

  • Fique de olho no painel

Os sinais luminosos no painel são importantíssimos durante o período de calor extremo. Não deixe de checar a temperatura do motor, principalmente se estiver transitando por lugares que exijam mais potência e força, como estradas difíceis e serras. Se o marcador estiver muito próximo do ícone de termômetro, significa que o motor está prestes a superaquecer e pode entrar em pane. Nesse caso, o recomendado é não forçar ainda mais o motor e parar imediatamente, acionar o seguro e esperar o carro esfriar.

 

  • Não ligue imediatamente o ar condicionado

O interior do carro pode ficar bastante abafado em dias muito quentes, mas é importante não ligar imediatamente o ar condicionado. O ideal é circular por alguns minutos com os vidros abaixados para renovar o ar interno, escoar o abafamento e não causar choque térmico, o que pode forçar demais o sistema.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *