Sedan, Hatch ou SUV: como escolher o ideal

Cada pessoa tem um objetivo ou uma necessidade na hora de escolher um carro. Um veículo é, além de um patrimônio importante, um bem que pode ter múltiplos benefícios: pode ser usado como ferramenta de trabalho, como meio de transporte que facilita a acessibilidade, pode ser destinado para o lazer ou até mesmo ser usado como utilitário.

Mais do que pensar em investir no carro dos sonhos (o que nem sempre será possível ou mesmo conveniente), é fundamental analisar com cuidado quais são as prioridades e principais funções que o carro irá ter na vida do proprietário. Por isso, antes de pesquisar marcas e modelos, é importante conhecer os tipos de carro mais comuns à venda no Brasil.

 

HATCH

Os modelos hatch (abreviação de hatchback — palavra em inglês que significa “porta traseira”) são bastante populares e estão entre os tipos mais vendidos do Brasil, por serem mais adequados ao contexto urbano e social da maioria das cidades.

  • Preço acessível – a maioria dos modelos Hatch tem preços mais confortáveis para o bolso do brasileiro;
  • Facilidade de adaptação – por conta do tamanho mais compacto e considerando a realidade urbana, os carros Hatch têm mais facilidade de trafegar pelas vias, encontrar vagas e estacionar na rua e entrar nas casas e condomínios;
  • Variedade – quase todas as marcas disponíveis no Brasil possuem pelo menos uma opção de modelo Hatch, o que permite uma ampla variedade de modelos e versões, desde as mais simples e econômicas até as mais sofisticadas e tecnológicas;
  • Economia – aqui estamos falando de economia com combustível: por ser um tipo de carro menor e pensado para rodar bastante em um contexto urbano, os Hatches podem ter motores menos potentes e gasto otimizado de combustível.

 

SEDAN

Os Sedans são uma categoria conhecida como três volumes: compartimento do motor, cabine de passageiros e porta-malas. Diferente de alguns Hatches, os Sedans têm sempre 4 portas e são divididos em compactos, médios e grandes.

  • Tamanho e conforto – por serem maiores e comportarem mais passageiros, os Sedans costumam ser mais procurados por famílias ou pessoas com animais, buscando mais conforto e capacidade em viagens longas ou longas estadias dentro do carro, como taxistas e motoristas de aplicativo;
  • Aerodinâmica – os Sedans são mais longos e mais baixos do que os Hatches, o que lhes confere mais performance, estabilidade na rua e economia de combustível;
  • Potência – essa categoria de veículo também costuma apresentar motores mais potentes, proporcionando mais versatilidade e performance em diversos tipos de estrada.

 

SUV

A categoria queridinha do mercado mundial, e tendência do mercado brasileiro, é a dos SUVs (sigla para Sport Utility Vehicle). Como o próprio nome indica, os SUVs são carros utilitários com design mais esportivo e robusto.

  • Versatilidade – SUVs performam bem em praticamente qualquer tipo de via. Apesar de serem veículos grandes, circulam bem no perímetro urbano e têm a robustez necessária para encarar estradas difíceis e condições mais adversas como lama, terra e subidas;
  • Segurança – como são veículos altos, os impactos no solo são minimizados, proporcionando menos danos ao veículo;
  • Espaço – para quem busca unir um utilitário a um veículo de lazer, o SUV é a melhor pedida, pois dispõe de um espaço interno maior do que as outras categorias, sem perder o design atrativo e o conforto que o uso para o lazer pede.

 

COMO ESCOLHER O MELHOR?

Tudo vai depender da necessidade, prioridade e conveniência do futuro proprietário. O mais recomendado é pesquisar bem e com cuidado todas as especificidades e consultar a ficha técnica completa de cada modelo, sem desatentar para detalhes como altura, comprimento, largura, potência do motor, consumo médio de combustível e volume do porta-malas, entre outros.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *