Golpe do Leilão Falso: o que fazer a respeito

A internet facilitou (e muito!) a vida de milhões de pessoas mundo afora, que pesquisam, compram e recebem quaisquer produtos e serviços em poucos cliques. Da mesma forma, os fornecedores e prestadores de serviço encontraram uma vitrine sem fronteiras para anunciarem suas atividades e ofertas.

Para quem busca uma alternativa mais vantajosa de compra, os leilões são uma excelente fonte de bons negócios. Basta uma pesquisa rápida no Google, por exemplo, e um motorista de aplicativo consegue encontrar um veículo ideal para trabalhar; uma família pode achar o melhor carro para suas necessidades; um jovem pode topar com a sua moto dos sonhos… Porém, em meio a um leque praticamente inesgotável de oportunidades, é preciso tomar cuidado para que o sonho não vire pesadelo.

Desde 2019, segundo o jornal O Estado de S. Paulo, mais de 2 mil sites de leilões falsos estavam no ar, sem mencionar os perfis em várias redes sociais, praticamente impossíveis de mensurar e rastrear. Muitos criminosos e quadrilhas investem em sites sofisticados e utilizam até mesmo métodos de cooptação para aplicar os golpes, por isso todo cuidado é pouco na hora de investir suas economias.

CAIU NO GOLPE? ENTENDA O QUE FAZER

  • Mantenha a calma e reúna todas as provas. Alguns golpes são aplicados diretamente no site falso, com envio de boletos bancários e termos falsos de arrematação impressos. O ideal é não apagar nenhuma conversa e imprimir comprovantes de pagamento e transferências. Tentar rastrear de onde veio a abordagem também é recomendado, principalmente se o primeiro contato veio através dos criminosos. Nos casos em que a vítima encontrou um site ou anúncio falso, identificar o endereço do site, o número de WhatsApp e o perfil das redes sociais é fundamental para fazer uma denúncia tanto na plataforma (Google, Facebook etc) quanto na delegacia.

 

  • A segunda providência é contatar o banco. Com as provas em mãos, é mais fácil demonstrar a fraude e conseguir um ressarcimento. Segundo o advogado e especialista em leilões judiciais, extrajudiciais e de veículos Leonardo Leonel, o Judiciário vem condenando as instituições bancárias a indenizarem as vítimas quando o pagamento feito por elas ao criminoso se dá por meio de conta fraudulenta, aberta no banco sem qualquer zelo ou fiscalização ­— a maior parte dos bancos possibilita abertura de contas usando aplicativos de internet banking e a validação é apenas uma selfie, sem qualquer verificação de documentos e autenticidade.

 

  • Se você é cliente do Nubank ou fez alguma transferência fraudulenta para uma conta Nubank, a empresa criou um passo a passo específico para vítimas do golpe do leilão falso. A orientação  é informar tudo sobre o golpe (como horários e valores transferidos), fazer um Boletim de Ocorrência e mandar todas as provas e prints de conversas para um e-mail específico sobre páginas falsas. Assim, fica mais fácil pedir o bloqueio da conta de destino e garantir a devolução do valor pago.

 

  • O modo mais difícil de recuperação é para pagamentos em dinheiro vivo, porém esta não é uma forma de pagamento muito usual entre os criminosos. Geralmente, esse tipo de golpe ao vivo e a cores costuma acontecer quando os criminosos conseguem atrair a vítima até um local de visitação falso e, lá, sob ameaças e até sequestro, exigem a quantia. Por isso, é fundamental checar bem o local de visitação indicado e suspeitar de imóveis residenciais e sem fachada.

FAÇA BOLETIM DE OCORRÊNCIA

Além de contatar o banco, a vítima deve SEMPRE fazer um boletim de ocorrência (que pode ser feito online!). Somente um grande volume de denúncias e relatos robustos levam as autoridades a montarem uma linha de investigação eficiente para deflagrar e derrubar quadrilhas e esquemas criminosos, levando à prisão dos responsáveis.

Caso as provas sejam contundentes e o banco se recusar a ressarcir a vítima, alegando culpa aos terceiros fraudadores ou a própria vítima, também é recomendado buscar auxílio jurídico com advogados qualificados. A tendência é que a situação seja revertida em favor da vítima, principalmente se o prejuízo for muito grande.

 

FONTES

Blog Nubank – Sofri golpe do leilão: o que fazer

Foi vítima do golpe do leilão de carro? Saiba que você pode ser indenizado

Banco é condenado a restituir valores a cliente vítima de “golpe do leilão”

Polícia Civil: Faça seu Boletim de Ocorrência online

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *