Leilão online e presencial: principais vantagens

Participar de um leilão é uma das melhores formas de garantir um bom negócio, principalmente quando se trata de bens de grande valor, como veículos e imóveis. Quase sempre, os bens são leiloados por valores abaixo dos praticados pelo mercado convencional, com a garantia de ser um modelo de venda seguro, registrado e amparado pela lei.

A principal dica para participar de um leilão seguro e confiável é verificar se o leiloeiro é registrado na Junta Comercial do Estado onde atua, se o site e os contatos estão corretos — saiba como reconhecer um site falso e dicas sobre formas de abordagem (inserir os links) — e ler o edital para ficar ciente de todas as condições.

A partir daí, é importante também conhecer as modalidades de um leilão para tomar a melhor decisão de como participar e qual dos modos é mais confortável e adequado para as suas necessidades e conveniência.

 

LEILÃO PRESENCIAL: TRADICIONAL E TRANSPARENTE

PALAVRA QUE DEFINE ESSA MODALIDADE: SEGURANÇA

O leilão presencial é o modo mais tradicional e recorrente. A maior vantagem é a compreensão: indo fisicamente ao local de realização do leilão, o arrematante pode ver pessoalmente como funciona um leilão na prática, avaliar como os outros arrematantes e o leiloeiro se comportam, entender o estilo do leilão e analisar os lotes previamente.            Além disso, é a maneira mais segura de participar, uma vez que é praticamente impossível uma quadrilha aplicar fraudes e simular um leilão presencial, principalmente por conta da presença do público e dos lotes.

Ao participar de maneira presencial, o arrematante pode tirar todas as dúvidas no próprio local e diretamente com os responsáveis pela realização do leilão, além conferir visualmente todos os procedimentos e itens dispostos no edital.

Outra vantagem é a garantia de não perder nenhum lance por conta de conexão instável ou distração, uma vez que cada lance leva, em média, dez segundos para ser validado.

 

LEILÃO ONLINE: FLEXÍVEL E CÔMODO

PALAVRA QUE DEFINE ESSA MODALIDADE: PRATICIDADE

A internet facilitou bastante a vida das pessoas e agilizou inúmeros processos da vida cotidiana. Um desses processos é o ato de comprar e vender praticamente qualquer coisa. No setor de leilões, não poderia ser diferente e, de 2010 para cá, muitos leiloeiros e comitentes adotaram a modalidade online para realizar e transmitir leilões. Assim, os arrematantes podem participar de onde estiverem, sem preocupação com as barreiras geográficas.

Uma das principais vantagens do leilão online é a possibilidade de ir dando lances previamente. Dessa forma, é mais fácil de perceber se o item está sendo muito disputado e se vale a pena continuar a dar lances na hora que o leilão se realizar de fato.

Participar de um leilão online também implica em uma economia, já que os custos de deslocamento são eliminados. Porém é FUNDAMENTAL que o arrematante visite o local de realização do leilão previamente, para inspecionar e garantir que o local é idôneo, que o lote está de acordo com o descrito no edital e que realmente vale a pena seguir com a participação.

Como o leilão precisa seguir uma ordem sucessiva, quem opta pela modalidade online consegue otimizar seu próprio tempo. Em leilões extensos, com muitos lotes, o arrematante pode entrar no pregão mais perto da vez do lote desejado e sair assim que terminar sua participação, sem precisar esperar terminar o evento.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *