Práticas seguras de pagamento em leilões

Antes de participar de um leilão, um dos passos mais importantes para dominar é a forma de pagamento. Como os leilões possuem uma legislação específica, existem algumas regras que devem ser seguidas no processo comercial, e as formas de pagamento estão incluídas nesse rol de normas.

Com a proliferação de esquemas criminosos e fraudulentos envolvendo leilões falsos, é fundamental conhecer bem como um leiloeiro pode receber o pagamento e, assim, escolher a forma mais conveniente.

 

  • LEILOEIRO NÃO TEM CNPJ

Uma das práticas mais comuns usadas por golpistas é a criação de um CNPJ fantasma. Grande parte do público interessado em leilões não sabe que leiloeiros são pessoas físicas e não podem ter empresas para atuarem profissionalmente com leilões. Ou seja, um leiloeiro SÓ RECEBE por meio de seu CPF pessoal e intransferível.

É muito importante prestar bastante atenção na hora de conferir os dados da conta para identificar se é por meio de CNPJ ou CPF. Isso porque é relativamente simples criar um CNPJ e um nome fantasia contendo Rogério Menezes Leilões, por exemplo. No entanto, sabendo que leiloeiros não podem ter CNPJ, o arrematante já saberá que se trata de atividade suspeita.

 

  • CUIDADO COM EMISSÃO DE BOLETOS

 

No Rogério Menezes, não fazemos emissão de boletos. Esse é um dos maiores indícios de fraude e site falso. É importante se certificar dos dados da conta de destino e jamais efetuar pagamento se a conta não for em nome do leiloeiro.

  • NÃO FAÇA PAGAMENTOS IMPENSADOS

 

A decisão de participar de um leilão precisa ser tomada com bastante responsabilidade. Uma vez que o lance é confirmado, não é possível voltar atrás, então o arrematante precisa ter plena certeza de que o lote é de seu interesse e que o valor total a ser gasto (não só o valor do lance, mas também as demais taxas referentes) está dentro do orçamento disponível. Vale lembrar que a multa em caso de desistência do lance é de 20%, referente ao valor do lance final.

 

  • PIX E TRANSFERÊNCIA APENAS NO CPF DO LEILOEIRO

 

As transferências bancárias para contas correntes ou PIX só devem ser feitas tendo como beneficiado o próprio leiloeiro. Apareceu outro nome na conta? NÃO EFETUE PAGAMENTO. Alguns esquemas criminosos utilizam contas de laranjas e dão todo tipo de desculpa para justificar a conta em nome de terceiros: se dizem vendedores, representantes, funcionários… Lembrando sempre que LEILOEIROS NÃO PODEM TER VENDEDORES OU REPRESENTANTES e nenhum funcionário é autorizado a fazer venda direta.

 

  • VENDA DIRETA? É FRAUDE

 

Leilão não tem tabela de preços e não existe valor fixo nesta modalidade. JAMAIS efetue pagamentos sem participar do sistema de disputas mediado pelo leiloeiro: você precisa acompanhar tudo em tempo real. Só depois de confirmado o lance final, lote por lote, é que será gerado o termo de arrematação e o pagamento poderá ser feito. Importante ressaltar: LEILOEIROS NÃO PODEM, POR FORÇA DA LEI, ATUAR COM VENDA DIRETA. Apareceu alguém oferecendo veículos de leilão pelo WhatsApp ou pelo Marketplace do Facebook? Desconfie!

FORMAS DE PAGAMENTO – ROGÉRIO MENEZES LEILOEIRO OFICIAL

  • Depósito em dinheiro direto no caixa do banco;
  • Transferência ou TED nas contas correntes EM NOME de Rogério Menezes Nunes para os bancos Itaú, Caixa Eletrônica, Santander e Banco do Brasil;
  • PIX, sendo a chave o CPF do leiloeiro;
  • Cartão de crédito, podendo parcelar em até 12 vezes.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *